Home Artigos Vida Porquê Aprender Mandarim?

Porquê Aprender Mandarim?

Milhões de pessoas viajam para a China todos os anos para ver santuários, caminhar pela Grande Muralha, entrar nos maravilhosos mercados de cidades como Pequim ou simplesmente fazer negócios. Assim sendo, aprender mandarim, o principal idioma do país, é sinônimo de muitos benefícios quando se trata de crescimento pessoal e profissional.

Aprender mandarim é mais fácil do que imagina

Acha que o mandarim é  impossível de se aprender? A boa notícia é que está enganada! Na realidade o mandarim é uma língua simples, sem conjugação de verbos, plurais, concordância entre sujeito e verbo e conjugações. A parte mais difícil, no caso, podem ser os caracteres do idioma! No entanto saiba que apenas cerca de 2.500, são usados com frequência.

A China é o país mais povoado do mundo

Como a China é o país mais povoado do mundo, é compreensível que a língua Chinesa seja também a mais falada do planeta.

A estimativa é de que cerca de 1,3 bilhões de pessoas falam mandarim no mundo. Só para comparar, “apenas” 250 milhões de pessoas têm o português como língua materna. Assim, saber falar a língua que 1 em cada 6 pessoas no mundo falam, poderá ser a língua certa para usar em diferentes situações, e também em diversos lugares.

Outros países onde também se fala mandarim

Apesar de ser mais comum na China, o mandarim também é falado noutros países da Ásia como a Malásia, Taiwan, Singapura, Indonésia, Tailândia, Brunei, Filipinas e Mongólia. Portanto, se quer conhecer ou estudar num destes países, é uma ótima ideia aprender este idioma!

A China é uma grande potência mundial

A China, País cuja língua oficial é o Mandarim, é atualmente, uma das maiores potências mundiais, economicamente falando. Isso faz com que o mercado internacional esteja com a atenção sempre voltada para este país.

Oportunidades de ganhos maiores

Segundo empresários e agências de recrutamento, saber Mandarim pode valorizar o currículo e aumentar os nossos rendimentos. Eles afirmam que o salário base de um engenheiro, por exemplo, pode dobrar se ele falarmandarim.

É uma língua cada vez mais utilizada nos negócios

A China tem mostrado um desenvolvimento económico surpreendente nos últimos anos. Assim, muitas empresas chinesas são já multinacionais a abrir filiais em muitos locais do mundo. Sendo assim, é muito importante que todos nós acompanhemos esta tendência do mercado global e tenhamos o diferencial de poder negociar com os empresários na língua materna deles. O criador do Facebook, Mark Zuckerberg, por exemplo, é apenas um dos mais importantes CEOs do mundo que dá palestras e já faz apresentações em mandarim.

Fugir do convencional

Que o inglês é essencial, ninguém discute. No entanto, muitos estudantes de Mandarim procuram valorização e diferenciação. Entre os americanos, o chinês já é a segunda língua que mais desperta interesse, depois do espanhol.

Cultura

Aprender Mandarim pode ser um incentivo para quem admira a cultura milenar da China e deseja aprofundar os seus conhecimentos sobre ela. A dedicação ao idioma ajuda a contextualizar tradições e características dos chineses. A história e a cultura da China são umas das mais ricas e mais antigas do mundo.

Estudar na China com Bolsas de estudo

A China é um dos parceiros do programa Línguas sem Fronteiras. O país já demonstrou interesse em aumentar o intercâmbio educacional oferecendo oportunidades de bolsas para Portugueses.

Conhecer a China

Embora grandes empresários falem inglês, a maioria da população na China só fala Chinês. Se a intenção for passar um tempo por lá para conhecer um pouco mais da sua cultura, este é um bom motivo para se familiarizar com o Mandarim.

Os Portugueses de olho no mercado chinês

Em 2013 a China seguiu firme na posição de maior comprador e vendedor de produtos para o Portugal. Com isto, surgiram oportunidades para empresas  e empresários Portuguesas em multinacionais, que oferecem posições no mercado de trabalho para quem domina o Mandarim.

Os chineses de olho no mercado Português

Com o aumento do intercâmbio comercial entre os dois países, surge a necessidade de profissionais que respondam á procura de chineses em Portugal, nos mais variados setores e serviços. A grande  vantagem é de quem sabe falar Mandarim. Por questões culturais, esse fator estreita laços de confiança. Pois, apesar de alguns empresários falarem inglês, os chineses preferem fechar negócios a falar a sua língua materna. Esta é uma ótima oportunidade para Portugueses que querem saber falar a língua, mas não pensam em mudar de país.

Desenvolva suas habilidades intelectuais – Exercitar o cérebro

Aprender um novo idioma é uma ótima oportunidade de exercitar o cérebro. Imagine trabalhar o cérebro com o Mandarim, que possui milhares de caracteres?! O conhecimento de 3 mil deles é o suficiente para a leitura de notícias diárias, o que já exige muita dedicação.

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Rotman em 2010, pessoas bilíngues repelem os sintomas da doença de Alzheimer por 4 a 5 anos em comparação com pessoas que falam apenas a sua língua materna!

O mandarim é uma língua tonal que faz os dois hemisférios do cérebro funcionarem. Olhar para os carateres e estudá-los é um método ideal para melhorar a sua memória. Então, comece já o seu curso de mandarim!

Junte-se a nós na Masterclasse O GIGANTE CHINÊS, no dia 7,8 e 10 de fevereiro.  Decorre 100% online e é gratuita

Basta clicar aqui: www.isabelfigueiredopaula.com/masterclass

再见

Isabel Figueiredo Paula

Ver Também

Combate à Discriminação de Género em Portugal – Um caminho em construção

Peritos da Comissão para a Eliminação da Discriminação contra a Mulher das Nações Unidas e…