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Content Marketing: As Tendências para 2019

Content Marketing

Em 2019 produza o conteúdo certo para o público certo! Tome nota de 5 tendências de Content Marketing que não pode deixar de seguir no novo ano.

O que é o Content Marketing?

Se ainda não está muito familiarizada com o tema, em primeiro lugar é importante esclarecer o que é o Content Marketing.

O Content Marketing, ou Marketing de Conteúdos, em português, refere-se à produção de conteúdo com o propósito de atrair tráfego. Através da partilha contínua de conteúdo relevante e da implementação de outras técnicas de marketing em paralelo, este tráfego é convertido em potenciais clientes (leads) que poderão vir a ser os seus futuros clientes.

Em suma, o Content Marketing é uma forma de construir a sua marca e de fazer crescer o seu negócio!

Content Marketing: As Tendências para 2019

Os consumidores são cada vez mais expostos a enormes quantidades de conteúdo que, simplesmente, não conseguem processar.

2019 será o ano em que será necessário repensar as velhas táticas e focar de uma vez por todas a atenção na produção de conteúdo de qualidade, reconhecendo que esta é a ferramenta mais poderosa de que dispõe para fazer crescer o seu negócio.

Conheça algumas tendências para o próximo ano:

  1. O Content Marketing está a transformar-se no Marketing.

É fácil esquecermo-nos de que o Content Marketing é um fenómeno recente.

A produção de conteúdo com propósitos comerciais foi algo que os profissionais de marketing começaram por fazer apenas nos seus tempos extra, tendo sido apenas há alguns anos que os marketers começaram a dar atenção ao conteúdo que produziam e a perceber todas as suas potencialidades para gerar novos negócios e criar notoriedade de marca.

Atualmente, o Content Marketing está a dominar as atividades de marketing das empresas por se ter revelado uma das ferramentas mais úteis e eficazes para angariar novos clientes e fidelizá-los.

Quando definir a sua estratégia de marketing para 2019, considere o Content Marketing como O Marketing e experimente colocar esta técnica no centro da sua estratégia.

Poderá esperar resultados como: O ganho da confiança da parte dos consumidores, maior notoriedade de marca e reconhecimento, aumento na geração de tráfego e de leads qualificadas.

É, portanto, essencial que compreenda já no novo ano que a produção de conteúdo relevante e com propósito é absolutamente essencial para um marketing eficaz e que, em suma, será a ferramenta que a irá impulsionar até ao sucesso.

  1. Seja estratega ao máximo em 2019.

    De acordo com o Content Marketing Institute, 65% dos Content Marketers possuem uma estratégia definida e documentada.

Cada vez mais o Content Marketing vai conquistando o seu espaço no marketing das empresas e estas reconhecem cada vez mais o conteúdo como uma ferramenta efetiva para atingir objetivos de negócio como, por exemplo, aumentar o número de clientes angariados.

No entanto, produzir um conteúdo sem qualquer estratégia em mente não o ajudará a concretizar nenhum objetivo.
Implementar o Content Marketing nas atividades das empresas requer sempre a criação de uma estratégia que maximize a sua eficiência e assegure que os conteúdos criam envolvimento com a audiência.

Tome nota de que a definição de sucesso pode variar muito de empresa para empresa e que nem todas as estratégias funcionam de igual forma.

Ao realizar uma simples análise aos conteúdos atuais da sua empresa poderá identificar os seus principais objetivos a atingir e desenhar uma estratégia de conteúdos de sucesso para os alcançar.

  1. O sucesso dos seus clientes será o SEU sucesso.

Em 2019, conseguir que os seus clientes sejam bem sucedidos será, mais do que nunca, um objetivo a atingir.

Quando falamos em sucesso dos seus clientes como um objetivo a alcançar, referimo-nos ao modo como consegue ajudar os seus clientes a usufruir ao máximo dos produtos/serviços que adquirem.

Como fazê-lo?

Um conteúdo eficaz encoraja os consumidores a ver o lado bom dos produtos e serviços e ajuda as empresas a preparar os seus clientes para o sucesso.

Com uma estratégia de conteúdos direcionada para que os seus clientes sejam bem-sucedidos na experiência de aquisição e de usufruto dos seus produtos/serviços, irá encorajá-los, após a compra, a passar a palavra a amigos e familiares (wordofmouth) e a desenvolverem uma relação forte com a sua marca.

  1. Em 2019 passe de vendedor a parceiro.

Os funis de marketing definidos nas empresas aceitam normalmente todo o tipo de leads, que passam depois pelos devidos processos de qualificação. Muitas vezes, quando se verifica que ainda não estão preparadas para comprar, são deixadas de fora sem grandes justificações (provavelmente já lhe aconteceu, certo?)

Esta não é uma boa prática e faz com que muitas marcas fiquem na “lista negra” dos consumidores, simplesmente por não terem tido um cuidado extra para comunicar de forma eficaz com quem acabou por não comprar o seu produto/serviço.

Em 2019 acreditamos que irá acontecer uma mudança neste mindset e que o funil de marketing irá passar a dar prioridade a um envolvimento contínuo com clientes através da produção e partilha de conteúdo relevante em todas as fases do funil, em vez de se focar apenas em relações meramente transacionais, como tem acontecido ao longo dos anos em milhares de empresas, utilizando funis de marketing tradicionais.

Esta tendência de produção de conteúdo de alta qualidade irá substituir o funil tradicional por algo mais sustentável e efetivo e existirá assim um maior foco na criação de relações com clientes, especialmente no pós-venda, o que fará com que estes clientes se mantenham fiéis à sua marca e que, provavelmente, voltem a comprar.

Com o foco no conteúdo, as empresas irão passar de vendedores a parceiros dos seus clientes. Se optar por se envolver de uma forma contínua com os seus clientes, criando uma confiança duradoura e formando parcerias genuínas, os resultados em termos de vendas irão falar por si.

  1. A partilha continuará a ser o principal caminho para o sucesso.

No novo ano é essencial ser mais criativo e ganhar entusiasmo por colocar o conteúdo certo à frente das pessoas certas.

Fazer uma partilha passiva, ou pior, “ao calhas”, não irá surtir o efeito desejado e não conseguirá resultados. Não deixe que o seu investimento na produção de conteúdo seja em vão!

O próximo ano promete mais do mesmo: Um contínuo Takeover da parte do Content Marketing.

As marcas continuarão a refinar as suas estratégias e o modo como os marketers vêem e respondem às tendências será determinante para o destino das suas empresas.

Se quer saber mais sobre como o Content Marketing pode ajudar o seu negócio, espreite também este artigo!

Marta Oliveira

Elsket 

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Web Copywriter e especialista em Inbound Marketing, é licenciada em Ciências da Comunicação e da Cultura e mestre em Comunicação das Organizações pela Universidade Lusófona. Investigou o impacto da implementação de estratégias de Inbound Marketing na angariação de leads para as empresas e é certificada em Inbound Marketing pela Hubspot, tendo trabalhado nos últimos anos em gestão de projetos na área de Marketing Digital, Inbound Marketing e Digital Copywriting.

Atualmente define e executa projetos de Content Marketing e dedica-se à prestação de serviços de Web Copywriting, tendo fundado a Elsket em 2016, uma agência totalmente dedicada à área do Design e Copywriting que pretende responder às necessidades de pequenas e médias empresas que aspiram a solidificar a sua imagem no meio digital e, acima de tudo, aumentar as suas oportunidades de negócio.

Áreas de conhecimento: Inbound Marketing, Marketing de Conteúdos, Web Copywritting

Contacto de email: marta.oliveira@elsket.pt

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