Home Noticias Primeira Publicação Científica sobre as Mulheres à Obra já disponível

Primeira Publicação Científica sobre as Mulheres à Obra já disponível

Empreendedorismo Feminino

A primeira publicação científica sobre as Mulheres à Obra acabou de ser publicada no livro Mulheres Empresárias e Empreendedoras, da Editora Húmus. Esta publicação, organizada pela Professora Ana Paula Marques, reúne contributos de investigadoras nacionais e internacionais e pretende contribuir para a promoção do conhecimento sobre o lugar e o papel das mulheres nas sociedades atuais, inserindo-as na esfera do poder económico e empresarial.

A publicação tem por propósito restituir visibilidade à temática da autonomização económica, organizacional, profissional e simbólico-valorativa das mulheres, pelas experiências efetivas ligadas à empresarialidade e ao empreendedorismo. Ao mesmo tempo, procura proporcionar um retrato alargado e diversificado de situações reais que são expressão de mudança nas estruturas produtivas na atualidade.

A capítulo dedicado às Mulheres à Obra é da autoria da sua fundadora Camila Rodrigues e intitula-se «Cooperação para a sustentabilidade no empreendedorismo feminino». O capítulo analisa criticamente a atividade da comunidade a partir da perspetiva dos seus membros, considerando o seu impacto ao nível da geração de práticas colaborativas, normas de reciprocidade e sentimentos de confiança interpessoal.

Salientam-se os desafios colocados pela auto-organização, nomeadamente no que se refere a uma liderança colaborativa que entende cada empreendedora como parte ativa na busca por auto-soluções, em articulação com os seus pares.

Ver Também

Os Desafios da Formação no Empreendedorismo Feminino

Seminário Os Desafios da Formação no Empreendedorismo Feminino. …