Marketing Pessoal Dicas para um Plano de Marketing Pessoal de sucesso Publicado em 13 de Fevereiro, 2020 Há uma questão que devemos colocar a nós próprios: Se a minha marca sou eu, então devo investir no meu Marketing Pessoal? A resposta é sim. A importância do Marketing Pessoal está justamente em garantir que as outras pessoas percebam as qualidades do nosso trabalho e os diferenciais que possuímos relativamente aos demais. Aspetos como o comportamento, atitudes, discursos, vocabulário, valores e objetivos são apenas alguns dos componentes que ajudam a moldar a nossa imagem perante os colegas de trabalho e eventuais concorrentes e clientes. Para garantir o sucesso da sua estratégia de marketing pessoal, deverá ter em consideração alguns aspetos essenciais que estão resumidos na teoria dos seis Ps: Preço O preço refere-se ao valor que será cobrado pelo produto ou serviço que está a ser apresentado. É preciso, numa fase inicial, identificar a melhor forma de apresentar o preço ao público alvo. Importa definir os fatores que determinam o preço do seu serviço, ou seja, mencionar taxas e métricas específicas. Por exemplo, se é fotógrafo e cobrar uma determinada importância pelo serviço que irá prestar por uma sessão, deve especificar o que o valor contempla, desde as horas de trabalho, as entregas, os resultados e outros aspetos práticos que sejam essenciais para a concretização do serviço. Com isto, demonstrará organização e transparência para com os clientes. Praça É o ambiente em que o produto será vendido. É preciso identificar onde é que o seu público alvo se concentra. O ambiente pode ser físico ou virtual, e cada tipo de ambiente irá exigir uma abordagem específica. Produto Refere-se à maneira como descreve o produto/serviço que deseja vender. Quais são as suas características e o seu diferencial face a outras ofertas similares no mercado. Pessoas Quais os grupos ou características das pessoas que quer trabalhar, a sua faixa etária, estado civil, sexo, área de formação e outros aspetos que permitam traçar a sua caraterização sócio-demográfica. Aqui terá que definir com clareza qual o público que quer atingir. Promoção Aqui deve identificar qual a melhor estratégia para divulgar e vender o seu produto ou serviço. Posicionamento Finalmente, deve definir uma estratégia para ser reconhecido por aquilo que faz, com o objetivo de ser considerado uma autoridade na sua área. Depois de perceber a teoria subjacente ao Plano de Marketing Pessoal, siga as dicas para realizar estratégias que tragam o lucro e o prestígio que procura. Conheça o seu público Numa primeira fase, importa efetuar pesquisas e estudos sobre o seu público alvo. Identifique onde estão concentrados, quais as redes sociais que utilizam com mais frequência, o que procuram num produto ou serviço com as características do seu. Essa pesquisa ajudará a identificar a estratégia a adotar na apresentação do seu produto. Conheça a sua concorrência Apesar de ser uma dica para o mercado em geral, é importante identificar as estratégicas dos seus concorrentes. E a partir daí realizar campanhas com um conteúdo original, diferenciado e que se destaquem. Lembre-se que o marketing, além de vender o produto, dissemina o nome da sua marca. Tenha um plano de marketing Saiba quais são os fatores internos e externos que influenciam a sua campanha. É preciso levar em consideração, no seu plano de marketing, o valor que poderá ser investido e o retorno que espera do investimento. Caso o retorno não seja o esperado, adote outra estratégia. Consolide o visual da sua marca Adote uma imagem que seja coerente com a mensagem que deseja transmitir. Por exemplo, quando define as cores e caraterísticas da sua marca, espera-se que o seu público se lembre e reconheça os seus produtos ou do nome da empresa por essas mesmas caraterísticas, associando-as a determinados valores, gostos e estilos. Tenha muita atenção e cuidado quando efetua qualquer atualização ao seu visual. As alterações constantes do logótipo, das fotos, cores e outros elementos relacionados com a identidade da marca podem gerar confusão e perturbar o reconhecimento por parte dos clientes. Adapte-se É crucial que a sua empresa se consiga adaptar às diferentes situações externas para continuar a conquistar os clientes. O contexto está em constante mudança e a sua abordagem ao mercado terá que manter sempre o seu dinamismo. Antecipe-se e esteja sempre atento às tendências e novidades para as integrar na sua abordagem. Esteja em diferentes canais de comunicação Esteja onde estão os seus clientes: Facebook, Instagram, Pinterest, Linkedin e outras redes sociais, cada uma apresenta um potencial específico que poderá ser mais ou menos relevante para o seu público. Faça uma análise prévia do público presente em cada uma destas redes sociais e defina as suas prioridades em função da prevalência dos seus potenciais clientes em cada uma delas. Para além disso, na era do virtual não esqueça o presencial. Dependendo do serviço/produto que oferece, pode ser essencial ter um espaço físico disponível para receber os clientes, seja em permanência, por exemplo uma loja ou um escritório, seja pontualmente, mediante a participação em mostras, feiras e mercados na sua área de atuação. Mostre provas tangíveis do seu sucesso Nunca subestime a importância da consistência ao apresentar-se como um produto ou marca. Crie uma marca coesa e de qualidade antes de se lançar no mercado e utilize os seus canais para apresentar o seu portefólio, os casos de sucesso e os testemunhos de clientes satisfeitos. Nunca subestime o poder das referências. Sónia Cristina Paiva – Coordenadora das Mulheres à Obra Região Norte Leia este e outros artigos na nossa Revista Online
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