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Avaliação de Desempenho – cada cabeça sua sentença

Provavelmente existem tantas definições de avaliação de desempenho quanto pessoas.

Cada ser humano subjetivamente encara este processo como algo diferente, complexo, levando a que haja um infindável número de mal-entendidos sobre aquela que é uma das maiores ferramentas da motivação humana.

Provavelmente diria que se trata do processo de recursos humanos mais desejado mas, simultaneamente, mais impopular no seio da organização.

A avaliação de desempenho é algo fundamental na medida em que compara resultados obtidos com resultados esperados, com objetivos definidos. Permite conhecer e mensurar o desempenho efetivo de cada colaborador na organização.

Para o crescimento da organização, a opção avaliar ou não o desempenho não existe. Sem este diagnóstico, através de ferramentas específicas, a organização tem dificuldades em definir os caminhos a seguir e as estratégias a implementar.

Não pode ser um processo arcaico, tem de ser responsável, estandardizado, objetivo. Tem que acarretar responsabilidades de mudança para a organização e para o colaborador. Promove o engagment e torna todos mais accountable.

É um recurso valioso pois permite o feedback bidirecional, trazendo a possibilidade e oportunidade de mudança, tornando todos mais eficientes e eficazes.

Todas as organizações anseiam mudar a forma como avaliam os seus colaboradores mas poucas têm coragem de o fazer e reduzem a avaliação de desempenho a um único momento anual, onde se decide aumentos, promoções e prémios. Fica a faltar o que fomenta a sustentabilidade:avaliar a forma como organização e colaborador encararam as oportunidades de crescimento, de melhoria e de evolução da performance. Basicamente o que faz a verdadeira diferença.

Fica a sentença desta cabeça que verdadeiramente acredita na avaliação de desempenho.

Vera de Melo
CEO/Partner Your People

Fotografia de rawpixel no Unsplash

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