Home Artigos Empreendedorismo Formação gratuita para Empreendedoras

Formação gratuita para Empreendedoras

A comunidade Mulheres à Obra foi criada com o propósito de apoiar mulheres na criação e gestão dos seus próprios negócios. Uma das áreas críticas e mais desafiantes neste processo é a formação para o empreendedorismo feminino.

Os desafios da «Geração Sanduiche»

Na realidade, esta formação não se pode limitar à componente dos negócios, pois as mulheres continuam a ser as principais cuidadoras das suas famílias, ao mesmo tempo que trabalham e fazem a gestão doméstica. É a chamada «geração sanduiche», que se encontra «entalada» entre o apoio às crianças, o suporte aos idosos e a vida profissional.

A desigualdade de género agravou-se com a pandemia, pois mais uma vez foram as mulheres a ficar sobrecarregadas com os constrangimentos familiares relacionados com o confinamento. Muitas vezes, enquanto trabalhavam, tiveram que ser enfermeiras, professoras, cozinheiras.

Enquanto isso, os dados mais recentes demonstram que continuam a ganhar menos, a estar sub-representadas em cargos de poder e a progredir menos nas suas carreiras. Têm por isso que fazer muito mais para alcançar o mesmo do que os homens.

É um problema social grave, que tarda em ser resolvido, e que exige uma ação efetiva das entidades públicas com responsabilidade nesta área. Adicionalmente, as próprias mulheres necessitam de adquirir consciência cívica sobre esta questão e capacidade para agir coletivamente na defesa dos seus direitos.

Soft-skills no empreendedorismo feminino

Enquanto as desigualdades persistirem, a formação das mulheres para a gestão da vida profissional não pode ser dissociada das competências de gestão global das suas vidas, o que inclui a componente familiar.

As «super-mulheres» necessitam de possuir competências sobre-humanas de gestão do tempo, organização do espaço, definição de prioridades, gestão de conflitos, entre outras. O projeto XTeam-FEM foi criado precisamente com o propósito de dotar as mulheres de um vasto leque de soft-skills que lhes permitam fazer malabarismo com 500 bolas.

Partindo de uma equipa de 8 formadoras, também elas empreendedoras com competências comprovadas em diversas áreas, o projeto irá facultar formação online gratuita de elevada qualidade para todas as empreendedoras que desejam adquirir novas competências e capacidades.

Boot Camp para empreendedoras

No contexto do XTeam-FEM, nos dias 16 e 17 de fevereiro irá realizar-se um Boot Camp online para empreendedoras, que irá contar com apresentações das especialistas do projeto. A participação é gratuita mas está sujeita a inscrição neste LINK.

Para além das palestras, o evento irá incluir um debate sobre a importância da aprendizagem ao longo da vida no empreendedorismo feminino e um momento de deliberação sobre as necessidades e expectativas formativas das empreendedoras.

É necessário refletir criticamente sobre a situação atual das empreendedoras em Portugal, para encontrar soluções que sejam compatíveis com a sua dignidade e qualidade de vida.

O programa completo do evento pode ser consultado abaixo

PROGRAMA

16 de fevereiro

9:30 – Boas Vindas

10:00 – Teresa Valente: «Projetos Erasmus Plus: o projeto XTeam-FEM»

10:30 – Camila Rodrigues: «Liderança estratégica no empreendedorismo»

11:00 – Paula Duarte: «Desvenda o teu Propósito»

11:30 – Rita Nunes: «Networking 1.0 – As bases para obteres resultados no teu negócio»

12:00 – 14:30: Almoço

14:30 – Raquel Pelicano: «Concretiza – da Ideia à Ação»

15:00 – Rita Bernardino: «SOS Domina as tuas emoções»

15:30 – Networking com a Team MAO

17 de fevereiro

10:00 – Sandra Caracol: «F.R.E.E. – Reconecta-te e Empodera-te»

10:30 – Regina Courela: «Rentabiliza-te – Transforma o teu talento num negócio»

11:00 – Marcelle Rebelo: «Escrita criativa em vendas»

11:30 – Sandra Félix: «Ganha Tempo na tua Agenda»

12:00 – 14:00: Almoço

-Exclusivo para Parceiras MAO-

14:00 – Debate: The importance of lifelong learning in female entrepreneurship

15:00 – Deliberation: Training Expectations and needs of female entrepreneurs

Imagem de Chuck Underwood por Pixabay

Ver Também

Mulheres à Obra na EPALE

O que é a EPALE? A EPALE é uma plataforma digital direcionada especificamente para profiss…