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Marketing Multinível – Presencial ou Digital?

Se trabalhas com MMN (marketing multinível), provavelmente já tiveste dúvidas sobre as melhores estratégias para ampliar a tua rede e garantir mais vendas. Será que o método tradicional, com vendas presenciais, ainda é o mais eficaz?

Ou será que é preciso adaptarmo-nos às inovações tecnológicas e incluir as redes sociais na estratégia de vendas? Acredita, eu também já me encontrei nesta situação, por isso, criei este artigo com algumas dicas para te ajudar neste sentido.

Continua a leitura e fica a saber se vale mais a pena apostar nas vendas presenciais ou em redes sociais dentro do marketing multinível.

Marketing multinível: Quais as melhores estratégias a adotar para aumentares a tua rede?

Começo este artigo por te contar um segredo sobre as estratégias de venda no marketing multinível: não existe uma fórmula com a melhor estratégia. Tudo vai depender exclusivamente da estratégia com a qual possuis mais afinidade.

Ou seja, podes optar por fazer as vendas de forma presencial, visitando contactos e possíveis clientes. Ou utilizar as redes sociais para divulgar o produto e fazer novos contactos. Ou até mesmo combinar os dois métodos.

O segredo está em escolher aquilo que está dentro das tuas possibilidades e que te deixa mais confortável. Isso é especialmente importante quando estás a começar. Deves fazer aquilo com que te sentes melhor.

Apesar de ambas as estratégias serem eficientes e promissoras para alavancares a tua carreira dentro do marketing multinível, também é verdade que elas diferem em alguns aspetos.

Por isso, é importante conhecê-las detalhadamente.  Só assim consegues escolher qual é a melhor abordagem para ti.

Tipos de abordagens do Marketing multinível

a) Abordagem presencial

A abordagem presencial é o método mais convencional de se trabalhar com vendas, sendo a preferida de muitos trabalhadores independentes. O contacto físico, o olhar, as expressões, tudo isso é relevante na altura de apresentares o teu produto.

A principal vantagem da abordagem presencial é o facto de começares com um mercado quente. O mercado quente são pessoas que já conhecemos, que podemos alcançar com mais facilidade, e muitas vezes conhecemos os seus gostos e preferências.

Isso faz com que as vendas sejam mais assertivas. Além de ser uma forma eficaz de ampliares a tua rede através de referências, também conquistas o mercado morno, ou seja, os contactos dos teus conhecidos.

b) Abordagem nas redes sociais

Por outro lado, as redes sociais já fazem parte do nosso quotidiano. Para muitos o retorno no MMN é maior ao aplicar estratégias virtuais para conquistar consumidores e colaboradores, e apresentar o produto.

Geralmente, quem possui alguma experiência com marketing digital, prefere as redes sociais como canal de divulgação.

Apesar de começares com um mercado frio, ou seja, criar contacto com pessoas que não conheces, o alcance acaba por ser muito maior. Isto porque o público nas redes é ilimitado. E, também, podes contar com ferramentas que possibilitam diversos canais de comunicação.

Além disso, o mercado frio aos poucos vai transformar-se num mercado quente. Claro que isso só acontece à medida que desenvolves relações com essas pessoas e crias laços duradouros.

É possível utilizar as duas abordagens ao mesmo tempo?

Com certeza. Nada impede que um representante de uma empresa de MMN trabalhe com a abordagem presencial e com as redes sociais ao mesmo tempo.

Também é possível experimentar uma mudança de estratégia ao longo do tempo. Por exemplo, se preferias uma abordagem presencial mas passaste a reparar num retorno maior nas redes sociais, podes passar a priorizar essa estratégia.

Dito isto, avalia o que faz mais sentido para ti e para a tua rotina. A experiência pessoal é o que vai fazer a diferença na tua trajetória dentro do marketing multinível.

Rita Bernardino, Psicóloga Clínica, Aromaterapeuta e representante Independente da dōTERRA

Contactos: https://linktr.ee/ritabernardino

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