Home Artigos Empreendedorismo Vantagens de ter um podcast no negócio

Vantagens de ter um podcast no negócio

O podcast é uma forma muito íntima de comunicar, porque os nossos ouvintes podem ouvir-nos em todo o lado.  Como por exemplo no trânsito, enquanto fazem desporto, as tarefas domésticas, tomam banho ou antes de ir dormir.

O podcast tem a grande vantagem de ser uma forma simples de se ficar informado ou aprender mais sobre algum assunto, sem ter que parar de fazer alguma atividade que a pessoa estava a fazer antes, como conduzir, por exemplo.

Nos dias de hoje a quantidade de pessoas que se queixa de ter pouco tempo livre é enorme. Assim, um conteúdo que pode ser ouvido enquanto se lava a louça, se está no trânsito para o trabalho, almoça, ou aguarda por uma consulta médica só pode ser um sucesso.

O crescimento do Podcast

O podcast está a crescer em todo o mundo e Portugal não é uma exceção.

No entanto, apenas uma pequena parte dos podcasts (36%) têm mais de 10 episódios, o que significa que ainda há muito espaço para crescer.

Em Portugal, ainda não é muito usual falar-se sobre e ouvir-se podcasts, mas é um nicho que está a desenvolver-se e vai continuar a evoluir nos próximos tempos.

O aparecimento do Club House (uma nova rede social) teve uma grande influência na evolução do podcast. O próprio Facebook já anunciou que em breve irão lançar novas funcionalidades, nomeadamente, salas de aúdio (à semelhança do que acontece no Club House) e a possibilidade de se ouvir podcasts sem sair do próprio Facebook.

Assim, o facto de o consumo dos podcasts estar a aumentar, é um dos principais incentivos para quem quer criar conteúdo nesse formato.

As pessoas estão a consumir cada vez mais conteúdo digital, principalmente após o aparecimento da pandemia, o que faz com que o podcast seja uma excelente companhia para as novas rotinas e a nova realidade.

Vantagens dos Podcasts para empreendedoras

Atualmente existem podcasts sobre os mais diversos temas, além de todos aqueles que ainda não foram abordados em podcast. Por isso, se é empreendedora tem no podcast uma forma de construir conteúdos de valor e aumentar a tua audiência, ou seja, de alcançares um novo público.

Embora os podcasts não sejam exatamente uma novidade, este formato nunca esteve tão maduro como agora.  Assim, pode ser uma ótima oportunidade para o seu negócio, uma vez que permite que se relacione com o público através de áudio.

E ao formar um público cativo para o seu podcast, também aumenta a probabilidade de os converter em clientes e divulgadores dos produtos e serviços do seu negócio. Além disso, pode direcionar osouvintes para visitar o seu site no final de cada episódio.

Então, de forma resumida, as principais vantagens em investir neste formato são:

  • É prático
  • Promove a confiança na marca
  • Cria uma audiência fiel

O podcast encaixa-se perfeitamente na nossa rotina acelerada, ao acompanhar as atividades diárias.

Assim, se já tem um negócio online ou se vai começar um, saiba que o podcast é um formato prático e rápido para criar conteúdos, além de criar uma relação com o público. Por isso que tal usá-lo como mais um elemento na sua estratégia de comunicação? 

Liliana Marques

Ver Também

Conciliação entre Família e Trabalho – a Importância do trabalho não remunerado

Num mundo onde a figura da mulher empreendedora ganha cada vez mais destaque, os desafios …