Home Artigos Vida Bem-Estar Digestivo e Bem-Estar Geral

Bem-Estar Digestivo e Bem-Estar Geral

O aparelho digestivo é incrível. Executa uma série de tarefas sem que nos apercebamos disso. Desde decompor os alimentos em nutrientes e energia, à remoção de resíduos do corpo, até ao desempenho de um papel fundamental no sistema imunitário, um intestino saudável pode ter um enorme impacto no seu bem‑estar geral1,2.

O que consome e a forma como vive a sua vida pode influenciar o bem‑estar do seu sistema digestivo3.

Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode ajudar a nutrir todas as células do corpo, incluindo as do trato digestivo. O cérebro e o aparelho digestivo estão em constante comunicação um com o outro, através de uma série de sinais. Uma quantidade incrível de informação passa entre o intestino e o cérebro, de tal forma que o sistema nervoso residente no seu aparelho digestivo é muitas vezes chamado de “segundo cérebro”.

Além disso, a microflora intestinal desempenha um papel importante na imunidade e as células que revestem o trato digestivo atuam como barreiras físicas e biológicas contra os invasores microbianos2. Todos estes sistemas ajudam a proteger o corpo contra bactérias e vírus.

Está a fazer o suficiente para cuidar do seu sistema digestivo?

Se tem dúvidas relativamente a esta questão, aqui ficam duas dicas para a ajudar a alcançar um bom bem‑estar digestivo.

1. Fibra, Fluidos e Bem‑estar Digestivo

Uma das coisas mais importantes que pode fazer para cuidar do seu bem‑estar digestivo, é certificar‑se de que está a consumir fibra em quantidade suficiente. Por norma, uma pessoa deve consumir, em média, 25 a 30 g de fibra por dia5. Quando se fala em fibra, a maioria das pessoas pensa numa substância que ajuda a manter o processo digestivo em movimento ‑ e algumas fibras fazem exatamente isso.

Mas nem todas as fibras funcionam da mesma maneira, e é por isso que falamos frequentemente de dois tipos de fibra. As fibras insolúveis e as fibras solúveis, que agem de formas diferentes. De uma forma simples, as fibras solúveis alimentam as boas bactérias do nosso intestino, enquanto as fibras insolúveis promovem a eliminação das substâncias nocivas ao nosso organismo.

O sistema digestivo contém biliões de microrganismos e é também constituído por milhares de espécies6. Esta colónia bacteriana é chamada de microbiota intestinal. A microbiota intestinal é como um ecossistema poderoso que contém bactérias boas e más. A microbiota intestinal de cada pessoa é única.

Pode introduzir bactérias benéficas no seu sistema, através do consumo de probióticos, presentes em certos alimentos. Estes incluem iogurte e kefir, pickles, chucrute, pasta de miso e azeitonas7, mas também existem suplementos alimentares específicos que fornecem elementos prebióticos e probióticos.

2. Exercício Físico, Stress e Bem‑estar Digestivo

O exercício físico regular pode ajudar a apoiar a saúde digestiva de diversas formas. Enquanto os músculos se contraem e a respiração se aprofunda durante o exercício, os músculos intestinais são estimulados, o que por sua vez ajuda a mover os alimentos através do sistema digestivo8.

É do conhecimento geral que o exercício físico é uma boa forma de reduzir o stress, mas também pode ajudar a acalmar e aliviar as perturbações digestivas que podem ocorrer em resposta às emoções negativas9.

A ligação entre o cérebro e o intestino é algo que provavelmente já experimentou sob a forma de uma “reação intestinal”. Quando o stress ou a ansiedade atacam, o cérebro envia um sinal ao intestino ‑ e a próxima coisa de que se dá conta é que sente ‘borboletas no estômago’.

Os sinais também viajam na direção oposta: do intestino para o cérebro. Quando algo no seu sistema digestivo não está bem, é enviado um alerta para o cérebro, antes mesmo que se aperceba de que algo está errado. Esta ligação cérebro‑intestino sugere que é vital cuidar do sistema digestivo, pois pode ter um impacto fundamental no bem‑estar geral 4,10.

Sílvia Vaz Pinto

Distribuidora Independente Herbalife, desde 2003

https://linktr.ee/silviavazpinto

1 Boland M. J Sci Food Agric. Mai 2016;96(7):2275-83.

2Yoo JY, et al. Microorganisms. 15 out 2020;8(10):1587.

3 Conlon MA, et al. Nutrients. 24 dez 2014;7(1):17-44.

4Cryan JF, et al. Physiol Rev. 2019;99(4):1877-2013

5 Ref. Van Horn L. Circulation. Jun 1997 17;95(12):2701-4.

6Sender R, et al. PLoSBiol. 2016 Aug 19;14(8):e1002533.

7Dimidi E, et al. Nutrients. 5 ago 2019;11(8):1806

8 Cronin O, et al. CurrOpin Gastroenterol. Mar 2016;32(2):67-73.

9 Ref. Childs E, de Wit H.. Front Physiol. 1 mai2014;5:161.

10Galland L. J Med Food. Dez 2014;17(12):1261-72

Ver Também

Slow Fashion: por um consumo responsável

No mundo atual, a indústria da moda é uma das mais influentes e dinâmicas, moldando não ap…