Gestão Processo de recrutamento – como estruturar Publicado em 18 de Março, 2019 Um processo de recrutamento é muitas vezes motivo de “dores de cabeça” para os empresários. Muitos nunca o fizeram e não sabem como fazê-lo e outros não têm tempo. Neste artigo, vou ajudar-vos a estruturar um processo de recrutamento, a estruturar um anúncio e uma entrevista de emprego. Como Estruturar um Processo de Recrutamento Antes de estruturar um processo de recrutamento, deve analisar o perfil da vaga para a qual está a recrutar. Para tal é necessário: 1. Observar se existem problemas na função (muita rotatividade; tipo de supervisão existente; falta de cooperação de outros funcionários com os que ocupam essa vaga); 2. Analisar o perfil da vaga (fazer uma lista de exigências do cargo a ocupar; enumerar as principais habilidades e competências necessárias por parte do candidato) O processo de recrutamento deve ser estruturado em 6 passos: 1. Cargo – definir o cargo para o qual está a recrutar e as funções inerentes, ou seja, que tarefas necessitam de ser realizadas. 2. Colocação de Anúncio – deve elaborar o anúncio, e decidir os meios de divulgação do mesmo (online, jornais, linkedin, etc). 3. Currículo – os currículos devem ser analisados minuciosamente e a triagem deverá ser feita tendo em conta as caraterísticas que procura para a função a recrutar. 4. Entrevista – deve ser preparada uma boa entrevista onde se possa avaliar o candidato e perceber se é a pessoa adequada para a função. 5. Referências – devem ser validadas as referências apresentadas pelo candidato. De acordo com o currículo, deve telefonar para antigos empregadores a validar a informação apresentada. 6. Escolha – após a análise de todas as informações recolhidas, deve escolher o candidato que mais se adequa àquilo que pretende. Como Estruturar um Anúncio Quem recruta colaboradores depara-se com algumas dificuldades na estrutura de um anúncio de emprego. O anúncio deve ser estruturado da seguinte forma: 1. Título – nome da função e nível (Estagiário, Júnior, Sénior). 2. Descrição da Empresa – deve fazer uma descrição da empresa que mostre o seu valor e a sua missão. 3. Funções e principais tarefas – deve enumerar cerca de 5 funções. Deve sempre referir quais as funções e tarefas que terão que ser realizadas pelo recrutado. 4. Um bom anúncio deve especificar as caraterísticas que procura no seu colaborador. É importante que indique quais os requisitos e competências necessários (grau académico; anos experiência; disponibilidade; línguas). 5. Existem informações relevantes que também devem fazer parte da estrutura do anúncio de emprego, por isso deve ter uma parte específica para “Outras Informações”. Aqui é onde deve mencionar informações como: o horário, a localidade e/ou os benefícios (seguros, formação, comissões). 6. Um anúncio de emprego deve sempre referir a forma como a pessoa deverá responder ao mesmo: o que enviar e como (CV, foto, carta de apresentação, etc.) e o timing do processo de recrutamento. Outras sugestões que pode utilizar para estruturar o anúncio: • Utilização de linguagem simples e adequada à área; • Utilização de tópicos ou marcadores; • Logótipo da empresa; • O anúncio não pode ser tendencioso nem discriminatório. Como Fazer uma Entrevista Uma boa entrevista é fundamental para selecionar um bom candidato.Antes da entrevista deve analisar bem o currículo da pessoa que vai entrevistar. É importante que faça à partida alguns filtros como: • Currículos sem datas; • Informações pouco relevantes para a função devem ser colocadas de parte; • Procurar dados concretos para a função a desempenhar: competências e capacidades. As entrevistas devem ser efetuadas em locais apropriados: • Sala bem iluminada; • Deve ter uma mesa que permita que o candidato e o entrevistador fiquem numa posição igualitária; • A porta deve estar fechada e os telefones em silêncio, para não haverem interrupções. O entrevistador deve manter um comportamento apropriado e coerente: • Evitar atrasos; • Definir o timing da entrevista para não se tornar demasiado longa; • Evitar interrupções desnecessárias; • Formular questões de resposta aberta que permitam ao candidato falar em vez de responder só “sim”, “não” ou “talvez”; • Manter sempre o contacto visual; • Saber ouvir e respeitar os silêncios; • Encorajar o candidato a falar entre 70% a 80% do tempo; • Evitar perguntas pessoais ou comprometedoras. As questões colocadas pelo entrevistador devem permitir avaliar: • O percurso do candidato a nível pessoal, escolar e profissional; • As funções desempenhadas (indicar as suas competências profissionais) • As empresas anteriores; • As relações com os colegas; • Os pontos fortes e pontos fracos; • As atividades extra profissionais – poderá conter aspetos importantes sobre a personalidade do candidato. Existem algumas perguntas essenciais que devem ser colocadas durante uma entrevista. • O que o(a) levou a candidatar-se a esta função? • O que me pode dizer sobre si? • Como avalia a sua capacidade de decisão? • Como reage perante um conflito de trabalho? • Que êxitos e fracassos considera mais relevantes no seu percurso profissional? Deve ter em conta alguns pontos importantes aquando a seleção de um candidato para entrevista. Aqui ficam alguns tópicos que normalmente causam má impressão por parte do candidato: • Vestuário impróprio para a entrevista; • Falta de pontualidade e atrasos; • Candidatos com uma atitude negativa em relação a colegas; • Falta de objetivos e ambição; • Pouca pesquisa sobre a empresa e negócio; • Expectativas salariais desproporcionais e irrealistas; • Não olhar nos olhos; • Hesitação e nervosismo excessivo. Boas contratações! Gisela Santos Fundadora da 2Gather Consultoria e Assistência Virtual geral@2gather.pt Testemunho de Gisela Santos Outros artigos da Gisela Santos no nosso Portal: Porquê empreender? Comunicação empresarial interna Gestão do Tempo
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