Home Fontes de financiamento
Fontes de Financiamento
Associativismo

A Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC), pioneira do Microcrédito em Portugal, é uma associação privada sem fins lucrativos, fundada em 1998 por uma centena de pessoas interessadas em promover em Portugal o desenvolvimento da experiência do Grameen Bank, criado por Muhammad Yunus no Bangladesh, em 1976.
http://www.microcredito.com.pt/

A APCRI – Associação Portuguesa de Capital de Risco e Desenvolvimento é a estrutura organizativa representativa da indústria do capital de risco em Portugal. A APCRI tem por missão, zelar pelos interesses comuns das entidades que realizam investimentos de capital de risco.

http://www.apcri.pt/

A FNABA é uma estrutura federada de Associações de Business Angels, sem fins lucrativos e de âmbito nacional.

http://www.fnaba.org/pt/

A Portugal Ventures é uma Sociedade de Capital de Risco que foca a sua política de investimento em projetos inovadores de base científica e tecnológica, bem como em empresas com projetos de expansão internacional e do setor do turismo.

http://www.portugalventures.pt/

Crowdfunding

Crowdfunding (ou financiamento colaborativo) é uma forma simples e transparente de angariação de fundos para um projecto através de uma comunidade online que partilha os mesmos interesses. PPL é uma plataforma que permite reunir essa rede de promotores e os seus apoiantes.

https://ppl.com.pt/pt

Apoios Públicos

O PAECE compreende as seguintes medidas de apoio: Apoio à criação de empresas de pequena dimensão, com fins lucrativos, independentemente da respetiva forma jurídica, incluindo entidades que revistam a forma cooperativa, que originem a criação de emprego e contribuam para a dinamização das economias locais; Programa Nacional de Microcrédito; Apoio à criação do próprio emprego por beneficiários de prestações de desemprego.

http://www.portaldosincentivos.pt/index.php/criacao-do-proprio-emprego

Portal que congrega informação detalhada e atualizada sobre fontes de financiamento, bem como informação útil para quem deseja criar o seu negócio.

http://www.portaldosincentivos.pt/

Acordo de parceria adotado entre Portugal e a Comissão Europeia, que reúne a atuação dos 5 Fundos Europeus Estruturais e de Investimento – FEDER, Fundo de Coesão, FSE, FEADER e FEAMP – no qual se definem os princípios de programação que consagram a política de desenvolvimento económico, social e territorial para promover, em Portugal, entre 2014 e 2020.

https://www.portugal2020.pt/Portal2020/Candidaturas-abertas-auto

O SI2E pretende estimular o surgimento de iniciativas empresariais e a criação de emprego em territórios de baixa densidade e por essa via promover o desenvolvimento e a coesão económica e social do país. Não se aplica exclusivamente aos territórios de baixa densidade, o SI2E favorece através de majorações específicas os investimentos nelas realizados e sobretudo cria condições para uma maior dinâmica empresarial ao ajustar tipologias de projetos às condições reais das micro e pequenas empresas do interior.

http://www.portaldosincentivos.pt/index.php/si2e

O SOU MAIS é o Programa Nacional de Microcrédito que facilita o acesso ao crédito através de um financiamento de pequeno montante, destinado a apoiar a concretização de projetos cujo limite máximo de investimento e de financiamento é de 20.000 €.

http://www.sou-mais.org/

Com a infraestrutura e mão de obra fornecida pela Valente no Brasil, agregada às políticas de incentivo à exportação do governo brasileiro e às iniciativas de apoio ao empreendedorismo da Câmara Municipal de Lisboa, o Web In Lisbon consegue subsidiar até 40% do investimento para a criação de identidade visual, websites e sistemas on-line.

http://www.webinlisbon.pt/

Programas de Apoio para mulheres

Programa patrocinado pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Lisboa, que visa apoiar empresas pertencentes a mulheres em Portugal. A iniciativa inclui mentoria, consultoria e workshops.

https://www.facebook.com/connecttosuccessportugal/

O IFDEP é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, que tem como principal objectivo contribuir para a dinamização do empreendedorismo enquanto agente de mobilização empresarial.

http://www.ifdep.pt/fame.html