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5 passos para lançar um negócio de sucesso apenas com ferramentas online

Já começou a levar a cabo alguns dos principais elementos para lançar um novo negócio: Tem um plano de negócios definido, uma solução de financiamento em conta e, por fim, muita motivação para vencer no mercado.

Qual o próximo passo para ter sucesso?

Para que qualquer negócio seja bem-sucedido, é essencial que, para além do plano de negócio, seja também definido um plano de marketing online e offline, que lhe permita atingir os seus objetivos de negócio e aumentar as suas vendas!

Neste artigo, falarei apenas de ações de marketing online, para saber que é possível ganhar visibilidade, reputação e envolvimento com potenciais clientes, utilizando apenas o marketing online, com um investimento reduzido!

Veja como lançar o seu negócio com Marketing Onlineem apenas 5 passos:

  1. Conheça o seu público-alvo

É essencial que, antes de lançar o seu negócio no mundo online, tenha uma ideia de quem é o seu público-alvo e que tente compreender em profundidade quais são as suas principais necessidades e problemas.

Se já tiver uma carteira de potenciais clientes e/ou de clientes efetivos, poderá definir uma Buyer Persona do seu negócio, ou seja, traçar um perfil semi-ficcional do seu cliente ideal.

Como criar uma Buyer Persona?

A melhor forma de criar uma Buyer Persona será entrevistar os seuspotenciais clientes e colocar algumas questões sobre:

  • Os seus dados demográficos;
  • Os seus objetivos de negócio;
  • O que valorizam num produto ou serviço;
  • Os seus problemas atuais;
  • Onde pesquisam por produtos ou serviços;
  • Qual o cargo que ocupam na empresa onde trabalham;
  • Em que mercado se inserem;

Deixo o exemplo de uma Buyer Persona criada para uma empresa de venda de serviços (B2B – Business to Business):

Maria da Conceição, 33 anos, casada

Gerente de Marketing de uma grande empresa

Está em todas as redes sociais

É muito pressionada pela direção para apresentar resultados

Pretende ser mais valorizada pela empresa

Com uma Buyer Persona definida, pode (e deve) adaptar as suas ações de marketing às necessidades específicas dessa persona, aumentando as suas probabilidades de sucesso, ou seja, de vender os seus produtos ou serviços ao seu público-alvo específico.

  1. Defina o seu Funil de Vendas

Definir o seu Funil de Vendas significa definir o processo de acompanhamento dos seus potenciais clientes, desde o momento em que tomam conhecimento de um produto/serviço vendido pela sua empresa até ao momento em que fecham negócio e se tornam clientes efetivos.

Como define um Funil de Vendas específico para a sua empresa?

Uma forma eficaz de começar a traçar o percurso dos seus potenciais clientes será dividir esse percurso em três Fases: Inicial, Intermédia e Final.

Os visitantes que inserem o seu email, por exemplo, num formulário da sua empresa pela primeira vez, são convertidos em potenciais clientes (leads) e encontram-sena fase inicial do Funil de Vendas, não estando ainda, normalmente, preparados para comprar. Por outro lado, um potencial cliente que já tenha recebido vários conteúdos da sua empresa poderá já estar mais predisposto a tomar uma decisão de compra!

Cabe-lhe a si, enquanto detentora do negócio, acompanhar os seus potenciais clientes ao longo de todo o Funil de vendas através da partilha de conteúdos verdadeiramente relevantes para as suas necessidades e fase de compra. Irá assim garantir que estes chegam à fase final e que consegue chegar à tão desejada venda!

 Veja um exemplo de Funil de Venda para uma empresa de venda de serviços (B2B):

Fase Inicial: O potencial cliente ainda não decidiu se precisa do serviço que está a vender e por isso o mais eficaz será enviar ou partilharconteúdos maioritariamente informativos sobre o seu serviço. Ex: Envio de Ebook “O que é…?”;

Fase Intermédia: Nesta fase, o potencial cliente já decidiu que precisa da sua oferta e, por isso, necessita de saber mais sobre as suas vantagens. Ex: Envio/Partilha de vídeo explicativo;

Fase Final: O cliente já decidiu que vai comprar a sua oferta e, para isso, necessita de conteúdos descritivos das suas características e preços para poder comparar orçamentos e tomar uma decisão final de compra. Ex: Envio de White paper descritivo de características e/ou Envio de tabela de preços;

  1. Crie contas nas redes sociais utilizadas pelo seu público-alvo

Neste passo, existem dois grandes objetivos a cumprir:

  1. Identificar em que redes sociais está o seu público-alvo e abrir contas nessas redes;
  2. Partilhar publicações relevantes que atraiam visitantes até à sua página de empresa;

Depois de cumprir estes dois objetivos, é essencial que comunique de modo estratégico com o seu público-alvo em cada uma das redes sociais.

Nota:Para aumentar a sua visibilidade online e a probabilidade de venda dos seus produtos/serviços, deve criar publicações com um design e um copy atrativo que conduzam o seu público à ação pretendida, seja esta um like, ou um clique para uma página web específica.

  1. Aposte na criação de um Website

Depois de definir uma Buyer Persona que represente com rigor o seu “cliente ideal” e de começar a comunicar com essa persona nas redes sociais, é altura de apostar no desenvolvimento de um websitee utilizá-lo como ferramenta complementar para lançar um negócio de sucesso com Marketing Online!

Antes de começar, conheça 3 pontos essenciais que aconselho a fazer antes de passar para o desenvolvimento de um website:

  1. Registar um domínio com o nome do seu negócio (omeunegocio.pt) e adquirir um servidor online;
  2. Registar a sua marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), se entender que é o momento certo (sob pena de correr alguns riscos no que diz respeito à proteção do nome da marca se não o fizer);
  3. Contratar um profissional de Web Design ou encontrar uma plataforma intuitiva que lhe permita criar um sítio web à medida do seu negócio (Ex: Squarespace, Wix, ou Joomla e WordPress se já tiver experiêncianesta área);

Nota importante:Para obter resultados e atrair visitantes para o seu website, deve garantir que o mesmo é otimizado para SEO(SearchEngineOptimization) e facilmente encontrado nos resultados de pesquisa do Google.

Deve também garantir que o seu website é responsivo, ou seja, corretamente visualizado em todo o tipo de dispositivos e ecrãs e que este contém ferramentas que lhe permitam, de um modo eficaz, transformar os seus visitantes em potenciais clientes, como é o caso dos Botões de Ação (CTA’s) e das páginas de destino (Landing Pages).

  1. Utilize meios alternativos de Marketing Online

Já definiu o Funil de Vendas do seu negócio, já tem uma página de Facebook com mais de 1000 seguidores e um website totalmente otimizado para conversão.

E agora? Deve continuar a apostar em ações de Marketing Online que lhe permitam elevar o seu negócio e impulsionar as suas vendas!

Veja alguns exemplos de meios alternativos de Marketing Online que pode começar a utilizar (ou continuar, se nos passos anteriores já tiver começado):

  1. Anúncios no Google AdWords para aumentar a probabilidade de ser encontrada nos resultados de pesquisa do Google;
  2. Anúncios na rede de Display da Google para aumentar a sua visibilidade em locais estratégicos (websites, vídeos e aplicações);
  3. Envio de campanhas de Email Marketing de envolvimento com potenciais clientes e clientes;
  4. Anúncios nas Redes Sociais e partilha sistemática de conteúdo em grupos online frequentados pelo seu público-alvo para aumentar a sua notoriedade de marca, visibilidade online e volume de vendas;

Para lançar o seu negócio com Marketing Online, é importante, não só a concretização destes 5 passos, mas também que esteja atenta a todas as novas funcionalidades que a Internet tem para oferecer a todas as empreendedoras pelo mundo fora. Por isso, mantenha-se online e atualizada! Aproveite o que a Internet tem reservado para si.

Marta Oliveira

Web Copywriter e especialista em Inbound Marketing, é licenciada em Ciências da Comunicação e da Cultura e mestre em Comunicação das Organizações pela Universidade Lusófona. Investigou o impacto da implementação de estratégias de Inbound Marketing na angariação de leads para as empresas e é certificada em Inbound Marketing pela Hubspot, tendo trabalhado nos últimos anos em gestão de projetos na área de Marketing Digital, Inbound Marketing e Digital Copywriting.

Atualmente define e executa projetos de Content Marketing e dedica-se à prestação de serviços de Web Copywriting, tendo fundado a Elsket em 2016, uma agência totalmente dedicada à área do Design e Copywriting que pretende responder às necessidades de pequenas e médias empresas que aspiram a solidificar a sua imagem no meio digital e, acima de tudo, aumentar as suas oportunidades de negócio.


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