Gestão Plano de Negócios – Parte 3 Publicado em 19 de Junho, 2018 Empreendedora (… Júnior ou Sénior), depois de leres a Parte 1 e a Parte 2, vamos redigir os últimos capítulos do teu PLANO DE NEGÓCIOS? Começamos pela ESTRATÉGIA DE GESTÃO! A nova geração de gestores começa a ter consciência de que lhes é necessário conhecer os números para decidir de forma consciente. Por isso, enumero algumas áreas fundamentais onde o controlo é imprescindível, às quais deves dedicar uma maior atenção: Na ÁREA DE VENDAS deves incluir relatórios sobre as vendas por produto, por cliente e por vendedor, bem como a análise dos diferentes canais de venda. Na ÁREA DE PRODUÇÃO vais analisar custos, eficiência, rapidez e qualidade da produção. Na ÁREA FINANCEIRA será necessário decidir se o negócio tem dimensão suficiente para que seja necessário criar um Departamento Financeiro/Contabilidade próprio, ou se as atividades podem ser efetuadas por especialistas externos. Agora que já alertaste o investidor para a tua modalidade de Gestão, vais começar a descrever o teu INVESTIMENTO no projeto. Nesta fase é comum recorrer a aconselhamento sobre quais as potenciais estruturas de financiamento: entidades de Capital de Risco, financiamento com Capital Alheio, entre outros. A componente de financiamento assegurada pelos promotores tem de ser especificada porque, através deste compromisso, os promotores “comprovam” a confiança no seu projeto. Diz-me aqui “Quanto vais investir e onde? Em que equipamento?”. Por último, no teu Plano de Negócios terás um capítulo dedicado aos números: PROJEÇÕES FINANCEIRAS. Esta área recebe sempre uma atenção especial dos potenciais financiadores durante a apreciação da candidatura, pelo que será alvo de inúmeras análises e questões. Por estes motivos, as projeções têm necessariamente de ser suportadas pela informação descrita nos capítulos precedentes. Há encomendas? Que pesquisa de mercado existe para suportar as projeções de vendas? Quais e quantos são os clientes que deverão fazer compras durante o primeiro ano? Preparaste projeções de vendas para cada grupo principal de produtos? Lembra-te também de que poderás não receber e/ou pagar “a pronto”. Se isso ocorrer, haverá um desfasamento temporal entre a compra das matérias primas, a produção, a venda e o recebimento dos clientes. Se tiveres em conta estes prazos, a tua Tesouraria agradece. Conceitos que deverás considerar: Even (Break-Even Forecast) – ocorre, de forma simplificada, quando o valor das receitas é igual à soma dos custos, ou seja, quando começam a existir resultados operacionais positivos. Análises de Cenários – experimenta algumas variações nos números do teu negócio, prevendo uma situação negativa, uma intermédia e uma positiva para o teu projeto. Estas são as chamadas Análises de Sensibilidade. Agora, já não tens desculpa! Começa já o teu PLANO DE NEGÓCIOS!!! Nádia Blanco
Smile Stories Empreendedora: Carolina Monteverde Negócio: Smile Stories Serviços: Filmagem e edição de vídeo Fatores de …