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Como identificar uma oportunidade de negócio

“Para empreender basta começar”, quem nunca ouviu isto? É verdade, passar à acção é importante, mas como identificar aquela oportunidade de negócio que nos vai querer fazer passar à acção? É disso que vamos falar hoje.

Ideias há muitas. Se nos faltarem ideias e tivermos de pedir sugestões a outros, vamos receber certamente uma enorme variedade. No entanto, nem todas ideias são oportunidades de negócio. Estas surgem da área de convergência entre aquilo que sabemos fazer, o que gostamos de fazer e a existência de clientes. Se estas três condições não se cruzarem, criar um negócio bem sucedido é praticamente impossível.

Em primeiro lugar, é importante fazer uma análise das nossas competências. Seja aquilo que estudamos, o que já fazemos (ou fizemos) profissionalmente, um hobby ou outras competências que fomos adquirindo ao longo da vida. Querer começar um negócio numa área que foge totalmente às nossas competências dificulta todo o processo, pois compromete a qualidade do que queremos oferecer e coloca-nos muito rapidamente dependentes do trabalho de outros – que corremos o risco de não saber avaliar. De seguida, é importante olhar para as áreas que nos despertam interesse. O que conhecemos? O que nos motiva? Em que áreas vamos querer trabalhar? Se quiseres explorar melhor estas e outras características da empreendedora de sucesso, vê este artigo.

Tendo já analisado as nossas competências e motivações, o passo seguinte é o de confirmar a existência de clientes. Para uma ideia que temos em mente, há quem tenha vontade ou disponibilidade para comprar? Quantas vezes não ouvimos pessoas dizer que isto ou aquilo devia ser inventado mas, na verdade, se existisse não iriam ter interesse em pagar por isso? Pois é, para garantirmos que isso não acontece com o nosso negócio, é importante garantimos que damos resposta a uma necessidade ou problema de um grupo específico de pessoas. Todos os negócios de sucesso dão resposta a uma necessidade ou problema – por mais superficial que nos possa parecer. Se queres aprofundar mais este ponto, lê este artigo.

Por fim, analisa a conjuntura em que te encontras, procura as oportunidades que estão à vista (ou mais escondidas) e garante que o teu futuro negócio nasce em linha com a realidade em que se insere.

Este artigo foi escrito pelo menos, uma organização que apoia micro e pequenos negócios. Neste momento, está a decorrer uma parceria exclusiva entre o menos e as Mulheres à Obra. Se queres começar o teu negócio ou precisas de ajuda para fazer crescer o negócio que já iniciaste, o Programa de Ignição é para ti. Sabe mais aqui: https://www.mulheresaobra.pt/noticias/programa-de-ignicao-oportunidade-exclusiva-mao/

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