Home Testemunhos No sofá com a Empreendedora Carla Sorrisos

No sofá com a Empreendedora Carla Sorrisos

Carla Sorrisos

P. – Qual a tua atividade profissional?

Num tive apenas um emprego, mas o principal e os últimos 25 anos foram passados na Banca, sempre em Backoffice, onde cresci desde operadora de call center até uma equipa de Gestão de Resposta a Emails.

Por “acidente” (não do acaso, mesmo de viação 😊) a minha vida transformou-se e hoje sou Coach, Formadora e Consultora.

P. – Quando sentiste o “chamamento” do empreendedorismo na tua vida?

A minha vida sempre foi um desafio e sempre fui uma buscadora de uma vida com mais sentido. Mas foi em 2016, depois de ter sido vítima de um acidente de viação, no qual fiquei imobilizada do lado direito, que coloquei tudo em causa.

Foi uma altura muito complicada na minha vida, coloquei muitas coisas em questão, refleti muito, sofri bastante, mas acabei por ir superando os desafios a que me propus. E um deles foi descobrir o meu Propósito de Vida. Esse momento da minha vida transformou-me.

Hoje faço o que gosto e o que me preenche, ajudando outras mulheres a encontrarem também o seu Propósito de Vida e a viverem relacionamentos inteiros e saudáveis, para alcançarem uma vida plena. Às vezes, recomeçar é a melhor coisa que nos pode acontecer.

P. – Como começaste o teu percurso empreendedor?

Como referi, depois do acidente senti que a vida que tinha vivido até então já não fazia sentido. O emprego já não me preenchia, a forma como vivia a minha vida já não fazia sentido, a vontade de estar perto dos meus e acompanhar as minhas filhas fez-me pensar em alternativas e, então, parti em busca de mim mesma.

Ainda em recuperação, voltei à Faculdade e fiz uma Pós-Graduação em Marketing Digital, mas não era o bastante. Depois, também eu procurei ajuda para encontrar o meu Propósito de Vida e encontrei no Desenvolvimento Pessoal as respostas para todas as minhas dúvidas.

Encontrei, também, o significado para a minha vida. Como a recuperação durou muito tempo, aproveitei para me especializar no que queria fazer. Certifiquei-me em Coaching, Eneagrama, Formação de formadores, Instrutora Online, PNL.

Desde então, não paro de me aperfeiçoar para ajudar, cada vez melhor, outras mulheres que estejam a viver o que eu também já vivi e superei, ou seja, a frustração, a ansiedade, a tristeza, o cansaço permanente, a falta de propósito na vida pessoal e profissional.

No fim de 2019, larguei tudo e dediquei-me única exclusivamente ao meu Propósito de Vida. Sou Coach, formadora e mentora e brevemente lançarei o meu Curso Online sobre Propósito de Vida.

 P. – Que dificuldades encontraste nesse percurso e como as contornaste?

Confesso que, inicialmente, senti medo de arriscar. Acho que toda a gente sente esse medo de arriscar, mas decidi enfrentá-lo e avancei. Foi a melhor decisão da minha vida, porque vivermos alinhadas com o nosso Propósito de vida, muda tudo. Trabalhamos com gosto, com paixão. Claro que os desafios continuam a fazer parte, não desaparecem, mas encaramo-los com outra garra, com outra disposição.

Empreender é sair da nossa zona de conforto e isso nem sempre é fácil, mas, no final de cada dia, é recompensador. O autoconhecimento tem sido uma mais valia para me superar e quando encontro algum obstáculo faço de tudo para que se torne meu aliado e acolho-o como sendo mais uma pedra para construir o meu Castelo.

P. – Comparando a tua atual atividade profissional empreendedora com o trabalho que tinhas antes, que diferenças destacas?

As diferenças são imensas. Acho que vivo as horas de forma diferente. Sinto-me mais eu, porque me realizo todos os dias.

Como Mãe solteira, estou mais presente, acompanho as minhas filhas na escola, tenho mais disponibilidade para ser cuidadora da minha mãe, e quero ser cada vez mais e melhor nos meus papeis de Mãe, Filha, Irmã, Amiga…

Agora trabalho em função daquilo em que acredito, da minha missão, dos meus objetivos. Isso é extraordinário!

Ajudar outras mulheres a encontrarem o seu Propósito de Vida, vê-las crescer, vê-las desabrochar, a rasgar sorrisos e a sentirem-se, finalmente, felizes, é indiscritível. Por isso, o retorno de ser empreendedora é incalculável.

P. – Que dicas gostarias de partilhar para quem quer dar os primeiros passos numa carreira empreendedora?

Antes de mais, descobrir o seu Propósito de Vida, o que gostamos, porque o queremos fazer e como queremos trazer esse trabalho ao Mundo. Isso faz toda a diferença na forma como nos entregamos ao nosso negócio e na forma como nos mantemos firmes nos momentos desafiantes.

No fundo, partimos em direção a uma carreira que nasce de dentro para fora e este aspeto é fundamental, porque nos mantêm no caminho da consistência, mantém-nos focadas nos nossos objetivos e mantém a nossa alma e coração alimentados para que, todos os dias, continuemos a superar-nos.

Não deixes de sonhar e acredita, como diz Richard Bach, no livro Ilusões:

“Nunca te é concedido um desejo, sem que te seja também concedida a capacidade de torná-lo realidade. Porém, poderás ter de lutar por ele.”

Ver Também

No sofá com a Empreendedora Orlanda Sampaio

A minha verdadeira paixão é o desenvolvimento do potencial humano. …