Home Testemunhos No sofá com a Empreendedora Orlanda Sampaio

No sofá com a Empreendedora Orlanda Sampaio

P: Qual a tua atividade profissional?

A minha formação base é Assessoria de Administração, área em que trabalhei durante muitos anos. Mas, a minha verdadeira paixão é o desenvolvimento do potencial humano.

Após alguns empurrões da vida, várias certificações e cursos na área do Coaching, numerologia e psicologia positiva, e também muito estudo, decidi enfrentar os meus medos e seguir a minha paixão.

Coloquei a minha experiência de vida e académica ao serviço de mulheres que sofrem limitações derivadas de padrões comportamentais de baixa autoestima e crenças castradoras de medo e incapacidade, para que (Re)comecem a acreditar no seu valor e excelência. Assim, podem manifestar na sua vida afetiva, emocional, profissional e financeira maior abundância e prosperidade.

Por isso, estou a iniciar o meu projecto enquanto Women Empowerment Coach & Mentor.

Utilizo nos meus programas um método, ao qual dei o nome AWAKEN Your SHINE, que é um processo integrativo de ferramentas de 3 áreas de conhecimento e desenvolvimento Humano: Coaching, Psicologia Positiva e Numerologia Pitagórica.

P: Quando sentiste o “chamamento” do empreendorismo na tua vida?

Desde que me lembro que era importante para mim ser dona do meu tempo e fazer as coisas à minha maneira, o que não é possível quando trabalhamos por conta de outrem.

O verdadeiro apelo surgiu por volta dos 38 anos. Acredito que a vida é nossa amiga e sabe o que é melhor para nós, por isso quando a minha filha nasceu, há 11 anos, eu deixei de trabalhar para poder acompanhar os primeiros anos do seu crescimento. Quando estes primeiros anos passaram eu queria voltar ao ativo, mas não queria voltar para a minha antiga profissão.

Sabia que queria criar algo meu, seguir a minha paixão e fazer alguma coisa na área do desenvolvimento pessoal. Comecei a aprofundar mais intensivamente o tema, fiz cursos e algumas certificações para que pudesse recolher o máximo de Know how possível.

Em agosto de 2019, criei um blog que se chama “ESTÁ TUDO BEM”, e agora está a nascer o AWAKEN Your SHINE By Orlanda Sampaio.

P: Como começaste o teu percurso empreendedor?

Em 2010 fui convidada para entrar para uma sociedade na área do design de interiores e artes decorativas. Como também é uma área que gosto, resolvi aceitar porque acreditei que era uma boa aposta.

No entanto, o bichinho do desenvolvimento pessoal continuava bem vivo dentro de mim, por isso decidi correr atrás do meu sonho sem mais desculpas.

Enquanto fazia os cursos e certificações ia aplicando os conhecimentos em amigas minhas, que ficavam satisfeitas e me traziam outras pessoas que se tornaram minhas clientes.

P: Que dificuldades encontraste nesse percurso e como o contornaste?

Já existe muita oferta de tudo no mercado, em todas as áreas e, particularmente, na área do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Criar uma marca bem sustentada e com um serviço diferenciado de excelência para conseguir sobressair é um trabalho exigente, quer a nível pessoal, quer criativo.

Mas acredito que só assim vale a pena.

A forma que encontrei de contornar essa dificuldade de excesso de oferta foi fazendo muita pesquisa para perceber que transformação poderia oferecer às minhas clientes, entregando valor de excelente qualidade.

Quando o que fazemos está alinhado com os nossos valores e propósito e colocámos o melhor de nós ao serviço dos outros, a magia acontece.

Outra dificuldade que senti foi nas questões relacionadas com a parte técnica (site, redes sociais e plataformas afins), por isso fiz algumas formações para poder aprender mais e pedi ajuda a pessoas dentro da área digital para me ajudarem. Não tem mal algum pedir ajuda. Não temos que fazer tudo sozinhas.

P: Comparando a tua atual atividade profissional empreendedora com o trabalho que tinhas antes, que diferenças destacas?

Sem dúvida, poder fazer o que me apaixona, ser dona do meu tempo e poder ajudar outras mulheres que estão em sofrimento a transformarem as suas vidas.

P: Que dicas gostavas de partilhar para quem quer dar os primeiros passos numa carreira empreendedora.

Se acreditam que ser empreendedoras é o vosso caminho e a vossa vida ficará mais rica, não se detenham.

Responder às seguintes perguntas pode ajudar a tomar uma decisão:

  • O que me imagino a fazer daqui a 5 anos?
  • Quem quero ser?
  • O que quero ter conquistado?

Não desistam perante as dificuldades. Vão certamente encontrar algumas, mas quando se fecha uma porta, outra se abrirá.

As vossas crenças e medos vão tentar sabotar-vos, tenham presente que houve um tempo em que não tiveram esses medos e essas crenças, elas são fabricadas pelas vossas experiências e são uma resistência natural por quererem sair da vossa zona de conforto.

Todas temos medo e ESTÁ TUDO BEM.

Baixem o volume à voz do “EU NÃO SOU CAPAZ”.

Encarem as falhas como aprendizagens. E, se tiverem que tentar algumas vezes, é normal e ESTÁ TUDO BEM.

Procurem ajuda, criem sinergias, não tentem fazer tudo sozinhas.

Sejam resilientes e pacientes. O sonho constrói-se passo a passo.

Ver Também

No sofá com a Empreendedora Carla Sorrisos

A minha vida sempre foi um desafio e sempre fui uma buscadora de uma vida com mais sentido…