Home Testemunhos No sofá com a Empreendedora – Nádia Blanco – Escrita Funcional / Growith Team

No sofá com a Empreendedora – Nádia Blanco – Escrita Funcional / Growith Team

P. – Qual a tua atividade profissional?

Exerço a minha actividade como gestora e contabilista na GrowithTeam e na Escrita Funcional.
Sou licenciada em Gestão, Formadora Certificada e Contabilista Certificada.

P. – Quando sentiste o “chamamento” do empreendedorismo na tua vida?

Fui militar da Força Aérea durante 7 anos e durante este período, como trabalhadora-estudante, licenciei-me, obtive o CCP e iniciei a formação em contabilidade para efectuar o exame de acesso à Ordem dos Contabilistas Certificados.

Quando terminei o meu contrato nas Forças Armadas tinha duas hipóteses, ingressar no mercado de trabalho e ser trabalhador por conta de outrem ou procurar algo que me realizasse de outra forma… e eu optei por esta outra forma…

P. – Como começaste o teu percurso empreendedor?

Posso dizer que o facto de o meu pai já ter uma empresa de contabilidade me possibilitou um apoio que muitas empreendedoras poderão não ter pois eu não estava exactamente a “começar do zero”…

Comecei por frequentar alguns Workshops relacionados com Startups… Depois contactei a CM Odivelas para fazer uns Workshops para Empresários e conheci a incubadora “Start In Odivelas”…

Já como “civil”, participei no programa “Defesa Empreende” para implementar uma ideia de negócio… E hoje existe a GroWithTeam que, em parceria com a empresa do meu pai, apoia empresas e empresários nas áreas da Contabilidade, Consultoria de Gestão e Formação.

 P. – Que dificuldades encontraste nesse percurso e como as contornaste?

Todo o percurso empreendedor é difícil e considero que as dificuldades serão eternas…quando contornamos uma… aparecem duas ou três (por vezes ainda piores)…

E difícil fazer com que os outros compreendam que o nosso percurso é tão viável como um “contrato de trabalho”…é difícil não desmotivar quando as coisas não correm bem como esperamos…

Aprendi a contornar as dificuldades acreditando que “É possível” e “Eu vou consegui”… parece poesia… Mas antes de fazer algo… Temos de acreditar que será possível!

P. –Comparando a tua atual atividade profissional empreendedora com o trabalho que tinhas antes, que diferenças destacas?

Destaco que, acima de tudo, a minha vida como trabalhadora por conta de outrem era muito mais pacífica e sem grandes complicações, comparativamente com a agitação que controla o meu dia-a-dia… mas é “este movimento” que me motiva… e que me dá forças para procurar mais e melhor.Costumo dizer que: – Eu antes andava mais descansada, mas hoje sou mais feliz.

P. – Que dicas gostarias de partilhar para quem quer dar os primeiros passos numa carreira empreendedora?

Antes de dar o primeiro passo, pensem bem se querem abraçar uma vida com mais incertezas e muitos “Não” pela frente.

Se estiverem dispostas a isso, partilhem as vossas ideias, procurem testemunhos, conheçam opiniões e… façam algumas contas.

Por último, mas não menos importante, lembrem-se de que nunca vão puder duvidar de vocês próprias.


Ver Também

No sofá com a empreendedora Cristina Alves

Qual a tua atividade profissional? Sou a artesã e curadora por detrás da marca Alcri Be Gr…